Quantcast
Channel: Folha de Campinas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1423

Número de prefeitos que disputa reeleição aumenta na região

$
0
0

urnasEm 34 cidades, os políticos buscam permanecer nos cargos públicos.
Antes de dar nova chance, socióloga diz que é preciso avaliar o que foi feito.

O número de prefeitos que disputa à reeleição aumentou neste ano na região de Campinas (SP). Das 49 cidades que fazem parte da área de cobertura da EPTV, afiliada TV Globo, em 34 os atuais administradores tentam permanecer na Prefeitura.

Essa situação ocorre em Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Holambra, Hortolândia, Iracemápolis, Itapira, Jaguariúna, Limeira, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim, São Pedro, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos e Vinhedo.

Estado de SP
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no estado esse número cresceu 329%. Em 2012 eram 76 prefeitos, neste ano são 326 tentando se reeleger.

De acordo com a socióloga Lara Andrea Crivelaro, é importante que os eleitores avaliem o que o candidato já fez antes de decidir se ele merece uma segunda chance para administrar o município.

“É importante que os eleitores percebam que o que se começou a fazer em termos de políticas públicas, em termos de propostas para a cidade, de urbanização, etc, se vale a pena ser continuado. [..] O que ele propôs lá trás ele conseguiu? Quantos por cento ele conseguiu cumprir. E o que ele não fez? Por que motivo ele não fez?”, explica.

Campanha
Este ano a campanha eleitoral começou mais tarde e será a mais curta dos últimos 18 anos: 45 dias, em vez de 90. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro. O tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio também caiu, de 45 dias para 35.

Além disso, os candidatos terão que obedecer um limite de gastos. Em municípios com até 10 mil eleitores, o teto para campanha a prefeito nesta eleição será de R$ 108 mil e para vereador, de R$ 10,8 mil.

No caso das cidades maiores, como Campinas, os candidatos a prefeito poderão gastar até 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver havido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turno.

Fonte: G1 Campinas e Região

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1423