Funcionários do Procon de Campinas e da Delegacia Seccional de Polícia de Campinas participaram na manhã desta quarta-feira, 30 de setembro, da aula inaugural do curso de capacitação de Introdução a Libras (Língua Brasileira de Sinais), ministrado pela Secretaria dos Direitos da Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O encontro ocorreu na sede na secretaria, na Avenida Anchieta, 343,Centro.
O objetivo do curso é fornecer aos servidores que trabalham no atendimento ao cidadão o aprendizado sobre as especificidades da pessoa surda e sua forma de comunicação com o uso de Libras.
Por meio de atividades teóricas e práticas, o curso é focado nas necessidades de comunicação no ambiente de trabalho, tendo por base o ensino das palavras/sinais para a realização de um primeiro atendimento à pessoa surda que procura pelos serviços públicos.
Ao todo, são 41 servidores do Procon e 3 da Seccional de Polícia, divididos em duas turmas, que participarão das 20 horas de capacitação. As aulas serão ministradas em sete encontros, às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30.
Para a titular da Secretaria dos Direitos da Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin, a realização do curso é de grande importância para o trabalho de inclusão desenvolvido por esta Administração. “Vocês são a porta de entrada de um ciclo econômico e passam a ver a pessoa com deficiência como consumidor, e isso é inclusão”, disse a secretária.
Para o diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, a participação dos servidores do órgão representa a transversalidade entre as secretarias municipais. “A ideia do curso é fazer a inclusão e poder atender com satisfação as pessoas”, disse Chiminazzo.
Central
Na última terça-feira, 29, foi inaugurada a Central de Interpretação de Libras (CIL), em parceria com o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O equipamento vai prestar atendimento especializado às pessoas com deficiência auditiva e entrou em funcionamento a partir de amanhã, terça-feira, no 3º andar da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que fica na Avenida Anchieta, 343, Centro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com três intérpretes de libras que vão prestar serviços de tradução e interpretação.
O objetivo da Central é facilitar o acesso a serviços públicos e a informações diversas e ampliar a comunicação e a interação com as pessoas com deficiência auditiva. Na Central, os intérpretes irão auxiliar a obter informações sobre diversos assuntos como marcação de consultas médicas; solicitação de documentos como CPF, RG e Carteira de Trabalho; cadastramento nos programas sociais do governo e auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas