Motoristas alegam que não receberam o pagamento deste mês.
VB Transportes afirma que quitará os salários na segunda-feira (11).
Os funcionários da empresa VB Transportes, que são responsáveis pelos ônibus municipais que atendem a região do Ouro Verde, em Campinas (SP), paralisaram as atividades nesta madrugada de sábado (9). Eles alegam que não receberam o pagamento deste mês. Circulam pelo local diariamente 65 mil pessoas.
Segundo funcionários, até as 9h, nenhum ônibus da linha azul claro estava circulando e os terminais Vida Nova, Ouro Verde e Vila União estavam fechados.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Transportes Rodoviários da Região de Campinas, Matusalém de Lima, nesta manhã houve uma reunião com representantes da VB Transportes, mas o acordo proposto pela empresa não foi aceito pelos motoristas.
“Acabou não aprovando. Essa situação [de atraso no pagamento] está acontecendo todo mês. Está virando mania já”, explica.
Outras paralisações
Essa não é a primeira vez que os funcionários da VB paralisam as atividades por falta de pagamento.
No dia 4 novembro, uma manifestação fechou os portões do Terminal Ouro Verde devido ao atraso no pagamento do vale-alimentação e por melhorias no plano de saúde.
No mês de outubro, os motoristas e cobradores já haviam protestado por causa do atraso no pagamento de benefícios e salários. Os funcionários só retornaram ao trabalho após a empresa VB Transportes apresentar os comprovantes de depósito.
Indaiatuba
Ainda segundo Lima, os ônibus intermunicipais da mesma empresa que fazem trajetos a partir de Indaiatuba também estão parados. Pelo menos oito linhas deixaram de circular no município e 50 motoristas estão parados. “É do mesmo grupo e estão parados pelo mesmo motivo”, explica.
Providências
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em nota, disse que lamenta o fato e informa que tomou todas as providências para minimizar os transtornos para a população. Além disso, afirmou que os veículos de outras empresas foram remanejados para atender as principais linhas, procedimento adotado em situações de emergência. A entidade disse também que a VB Transportes será acionada e sofrerá as medidas administrativas cabíveis.
A Prefeitura de Campinas ressaltou também que no final do ano passado, o prefeito Jonas Donizette (PSB) determinou que se faça uma nova licitação para o transporte público coletivo municipal.
Pagamento
A VB Transportes disse que os funcionários estão sendo pagos com atraso há cinco meses porque a tarifa não cobre as despesas. A empresa afirmou ainda que ao menos dez coletivos, dos 146 previstos saíram depois das 10h em Campinas.
A empresa disse ainda que os salários, que deveriam ter sido quitados até o quinta dia útil, deverão ser pagos aos funcionários na segunda-feira (11).
Info: Portal G1