Quantcast
Channel: Folha de Campinas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1423

Espetáculo inclusivo Robin Hood vira filme marcando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

$
0
0

Instituto Ser de Campinas, SP, transforma a peça em filme e promete emocionar todo público em única sessão

Tradicional caminhada pelo autismo também será realizada no “Abril Azul”

THAISPara marcar o dia 02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando diversos cenários em todo o Brasil são iluminados com a cor azul em prol da causa, o Instituto SER, clínica escola que há mais de 27 anos atende crianças, jovens e adultos com deficiências através de tratamento e escolarização, realiza a exibição do filme do espetáculo inclusivo “Robin Hood, Procurado Vivo ou Morto por Ordem da Coroa”, no dia 2 de abril, às 10h, no Cinemark Iguatemi Campinas. A sessão que é aberta ao público, já teve seus ingressos esgotados. Pais, os educandos especiais e todos os envolvidos na montagem irão se emocionar ao ver o espetáculo agora na Sétima arte.

A peça teatral consiste em um trabalho pioneiro do Instituto no Brasil que vem sendo realizado há oito anos e tem sucesso absoluto de público. São 150 pessoas envolvidas, entre artistas profissionais, pais, professores e educandos especiais, que são 80% do elenco em cena.

De acordo com a Diretora do Instituto  SER, Dra. Cláudia Dubard, o objetivo da exibição do filme é lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e compartilhar conhecimentos sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA). “Esta data tem a finalidade de disseminar importantes informações sobre o convívio e tratamento de crianças, jovens e adultos autistas e principalmente as habilidades que cada pessoa com deficiência desenvolve quando bem estimulado, tanto para os próprios familiares quanto para a sociedade em geral”, diz.

 O espetáculo agora é filme

A apresentação do espetáculo Robin Hood, que será exibido no Cinemark do Iguatemi Campinas, ocorreu em outubro do ano passado, no Teatro Municipal de Paulínia, SP, mostrando que é preciso oferecer a possibilidade de desenvolver as capacidades desses educandos com música, dança, teatro e todas as artes em geral, que são ferramentas de trabalho para prevenção e tratamento da saúde mental. “Em cada peça montada pelo Instituto oferecemos a chance de ver as habilidades uns dos outros e assim compartilhar as capacidades e limitações. Os detalhes de interpretações que se estabelecem no palco efetivam a inclusão. É um processo de respeito”, completa a Dra. Claudia.

Caminhada pelo Autismo

 THAIS 1No domingo, dia 03 de Abril, pela quinta vez consecutiva a Lagoa do Taquaral será o cenário da Caminhada pelo Autismo, quando autistas, seus familiares e simpatizantes marcham em prol da causa. Segundo a Dra. Cláudia Dubard, o movimento possibilita o respeito às limitações de cada pessoa que se encontra dentro do Espectro do Transtorno do Autismo. O Instituto SER participa da Caminhada desde sua primeira edição em 2012.

Abril Azul:

Exibição do filme: “Robin Hood Procurado Vivo ou Morto por Ordem da Coroa”

Data: 02.04 – Sábado – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Horário: 10h – Filme

Local: Cinemark Sala 5 – Shopping Iguatemi Campinas

Ingressos: esgotados

Caminhada pelo Autismo

Data: 03.04 – Domingo

Horário: 09h00

Local: Lagoa do Taquaral

Sobre o Instituto Ser

O Instituto SER é uma clínica escola que promove tratamento e escolarização de crianças, jovens e adultos deficientes. Fundada em 1989, a organização oferece suporte e tratamento a pessoas com: autismo, hiperatividade, transtornos de personalidade ou comportamento, transtornos de humor, de aprendizagem, déficit de atenção, transtornos das habilidades motoras, retardos mentais ou psicomotores e outros. Além de proporcionar acesso a conteúdos norteados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a clínica escola tem o objetivo promover a inclusão social por meio do desenvolvimento de atividades como artes, oficinas de artesanato, estudos do meio, teatro, aula de música, computação e esportes.

O Instituto SER realiza um trabalho de estimulação para crianças de 0 a 4 anos e um trabalho educacional direcionado a pessoas deficientes na faixa etária de 5 a 40 anos. O conteúdo pedagógico abrange o ensino fundamental e ensino médio, trabalhados em parceria com o CEEJA (Centro Estadual de educação de Jovens e Adultos).

Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas e pedagogos buscam dia a dia desenvolver habilidades de comunicação, socialização em apoio aos educandos na inserção ao mercado de trabalho, na continuidade dos conteúdos pedagógicos e adaptação à rotina social.

Por: Thais Cruz – “Thema”

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1423