Quantcast
Channel: Folha de Campinas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1423

Cardiologista recomenda avaliação médica antes de práticas esportivas

$
0
0

CORAÇÃOA morte recente de dois homens no momento em que praticavam esportes em Campinas levanta mais uma vez um alerta para as pessoas que fazem algum tipo de atividade.

No domingo, dia 08, Rogério Ansante, de 37 anos, teve uma parada cardíaca enquanto corria na pista interna da Lagoa do Taquaral. Já no dia 02, também de maio, o aluno de mestrado da Unicamp Felipe Vieira Ribeiro, de 23 anos, morreu enquanto fazia exercícios na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física da universidade.

De acordo com a cardiologista do Hospital Celso Pierro e professora da Faculdade de Medicina da Puc-Campinas, Flavia Mothe, estudos apontam que na faixa de 30 a 35 anos de idade a incidência de morte por problemas cardíacos é de uma para cada 133 mil homens/ano. Já para as mulheres o índice é de uma morte para cada 770 mil mulheres/ano.

A médica recomenda que as pessoas façam avaliações médicas antes de iniciar qualquer atividade esportiva

Com relação aos possíveis riscos cardíacos em crianças que praticam esportes a médica comentou que naturalmente elas são bastante ativas e por isso, se não se queixam de dores constantes, o acompanhamento do pediatra da criança já é suficiente para detectar um paciente de maior risco. Ela ressalta, porém, situações em que um especialista deve ser procurado.

A médica recomentou ainda um acompanhamento com nutricionista para as pessoas que praticam exercícios físicos. Além disso, sugeriu  uma orientação por parte de um profissional de educação física para evitar excessos nas atividades e também o tipo de atividade recomendada à pessoa.

CBN

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1423