Após a decepção por uma derrota na estreia em Londres-2012, a brasileira Mariana Silva já está nas semifinais dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, a judoca venceu pelas quartas de final a israelense Yarley Gerbi no “golden score” e está a uma vitória de conquistar uma medalha na categoria até 63 kg do judô disputado na Arena Carioca 2.
A luta contra Gerbi terminou sem pontuação nos primeiros quatro minutos e foi para o “golden score”. A israelense começou mais agressiva e por dois momentos tirou a respiração dos torcedores brasileiros presentes no local com tentativas de golpes quase concluídos. Porém, foi a brasileira que em uma das poucas brechas conseguiu um yuko, o suficiente para a vitória.
Nas oitavas, a brasileira já havia vencido a alemã Martina Trajdos pela primeira vez em oito confrontos. Em uma luta bastante travada, Mariana conseguiu a vitória graças a três “shidos” aplicados contra a alemã por falta de combatividade. A brasileira recebeu apenas uma penalização. Trajdos era uma das favoritas a medalhas na categoria e é a atual quarta colocada do ranking mundial da categoria.
Na estreia, Maiana teve mais facilidae para derrotar a húngara naturalizada ganesa Szandra Szogedi. A três minutos do fim da luta, a brasileira encaixou um estrangulamento e fez a rival desistir com três tapas em suas costas, caracterizando o ippon.
Esta é a segunda participação de Mariana Silva em Olimpíadas. Em Londres-2012, ela foi derrotada na estreia pela chinesa Lili Xu. A judoca brasileira ficou com o bronze no Pan-Americano de Toronto e atualmente ocupa a 15ª colocação do ranking de sua categoria.
No quarto dia de competições no judô, o Brasil tem até o momento uma medalha de ouro conquistada com Rafaela Silva na última segunda-feira. Já Felipe Kitadai, Charles Chibana, Alex Pombo, Sarah Menezes e Érika Miranda se despediram sem medalhas.